"Aquilo que acontece no sertão
não nos pertence.
Nem tudo aquilo que morre
vira anjo ou serpente" (Wagner e Davi - improvisação sobre imagens dia 12 de Maio na OFICINA de Estudos Teatrais do CCPC)
Nesta semana veremos algumas imagens feitas por um artista plástico brasileiro chamado Samico, são gravuras - Xilogravuras e também um estudo "Heroes and Artists Popular Art and the Brazilian Imagination organizado por Tania Costa Tribe.
Continuamos as leituras e também começamos a perceber que a música nos ajuda muito e fará parte do espetáculo com certeza. Portanto a coleção de versos cantáveis deve ser uma meta e uma busca incansável; Desde Marisa Monte cantando Estrada Seca...Enxurrada Seca...Até Cordel do Fogo encantado:
"O sabiá no Sertão
Quando Canta me comove
Passa três meses Cantando
Sem Cantar passa nove
Pois só tem a obrigação
de Cantar quando chove".
Uma das coisas que está ganhando força e forma é a idéia da disputa entre o bem e o mal: Presente no Grande Sertão Veredas, na alma do Frei Timóteo da Mandrágora de Maquiavel, no São Marcos do Sagarana de Guimarães Rosa, no Alto da Barca do Inferno, também no Evangelho de Jesus Cristo de Saramago na quaresma de Jesus....
Sigamos então o processo de pesquisa e construção inspirado por estes autores e temas e tragamos mais coisas para a nossa sacola. Já começaremos improvisações intensas nesta semana. A partir deste mosaico tentaremos contruir uma dramaturgia que costura tudo o que estamos fazendo...O caminho está começando a se abrir e é uma encruzilhada...O Caminho é uma encruzilhada para escolher o caminho:
"Tem o Claro
Tem o Escuro
È tu quem escolhe a Banda"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário